> Home > Newsroom

Enfermagem Oncológica na Fundação Champalimaud

Na última semana, a Fundação Champalimaud foi palco de duas iniciativas da equipa de enfermagem do Centro Clínico Champalimaud: o 1º Curso de Enfermagem Oncológica e a 2ª Conferência de Enfermagem Oncológica.

  1. 29.5.2017

    O kick-off desta semana dedicada à enfermagem oncológica foi dado na 2ª feira com o início do 1º Curso de Enfermagem Oncológica. Vinte e três enfermeiros, provenientes de vários pontos do pais e selecionados de um elevado número de candidaturas recebidas, participaram nesta ação formativa que teve o apoio científico da Ordem dos Enfermeiros. 

    Para além das palestras dedicadas a temas que foram desde o Risco Oncológico e Diagnóstico Precoce, à interdisciplinaridade nas abordagem médica, cirúrgica e oncologia moderna, os formandos tiveram ainda a oportunidade de ver (e, quem quis, experimentar) uma demonstração de Tatuagem do CAM realizada por uma enfermeira especializada nesta técnica. 

    Ao longo dos três dias de curso, os conteúdos programáticos e os formadores foram alvo de avaliação contínua por parte dos participantes, tendo o feedback sido muito positivo. Os resultados alcançados para além de um motivo de enorme satisfação para a equipa envolvida são igualmente indicadores inequívocos do mérito e pertinência da iniciativa que irá decerto repetir-se no futuro próximo.

    A semana fechou com dois dias de conferência dedicada à Enfermagem Oncológica naquela que foi a 2ª edição de um encontro de especialistas em torno da temática da "Tecnologia ao Serviço da Humanização dos Cuidados”. 

    Cerca de 350 médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes operacionais, professores e estudantes, entre oradores e participantes, debateram tópicos que afetam o dia-a-dia dos profissionais que lidam com a doença oncológica, com um foco particular nas vertentes tecnológicas e de inovação - tanto na prática clínica como na investigação - mas tendo sempre em mente os interesses e qualidade de vida dos doentes e a melhoria dos cuidados prestados num ambiente verdadeiramente multidisciplinar.

    Ambas as iniciativas foram um sucesso e terminaram com notas de boa disposição.

    A todos os que participaram, o nosso muito obrigado e até às próximas edições.




  1. Go back

 

RSS feed

Keep up to date with the latest news on the Champalimaud Foundation by subscribing our RSS feed. RSS feed