1º Curso de Enfermagem Oncológica da Fundação Champalimaud

Nesta entrevista com os elementos da comissão organizadora do 1º Curso de Enfermagem Oncológica da Fundação Champalimaud, ficámos a conhecer um pouco melhor os objetivos da equipa ao propor a sua realização e a importância que atribuem à formação contínua em enfermagem na área oncológica como forma de melhorar a prestação de cuidados.

1. 21.4.2017

Qual o âmbito e objetivos do 1º Curso de Enfermagem Oncológica da Fundação Champalimaud?

O 1º Curso de Enfermagem Oncológica foi pensado como espaço de partilha de saberes entre enfermeiros dedicados à oncologia. Tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento profissional dos enfermeiros, incentivar a reflexão sobre o exercício profissional e desta forma, promover a aquisição de novas competências que permitirão consequentemente, melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos doentes oncológicos.

Porquê realizar este curso agora?
    No ano passado fizemos a 1ª conferência de enfermagem oncológica do Centro Clinico Champalimaud, a recetividade e boas críticas que obtivemos levou-nos a sermos ainda mais audazes. Pensámos em elaborar uma formação que de forma mais abrangente e aprofundada fosse ao encontro das preocupações expressas pelos enfermeiros que cuidam de doentes oncológicos.

Quão importante é, para a Fundação Champalimaud, estar envolvida e ter um papel ativo neste tipo de formação contínua dos enfermeiros?
    A Fundação tem na sua génese Investigar e Cuidar. Nós, como elementos conhecedores e participantes desta filosofia, temos a responsabilidade de colaborar na formação profissional da Enfermagem, promovendo momentos de encontro e partilha de experiências potenciadoras da reflexão critica e aquisição de novos saberes que serão, posteriormente, integrados na sua prática profissional.

Os enfermeiros portugueses são reconhecidos em toda a Europa porque têm uma formação básica e pós básica muito rica. É uma grande honra, mas também uma grande responsabilidade, para os enfermeiros da Fundação Champalimaud poderem contribuir para a formação contínua dos seus pares.

Ficaram surpreendidos com a resposta que receberam a esta 1ª edição do curso?
    Não fazíamos ideia de qual seria a recetividade ao curso, até porque muitas instituições não têm recursos humanos suficientes para “dispensarem” elementos durante 1 semana para frequentarem formações externas. Tivemos conhecimento que alguns colegas optaram por marcar férias para frequentarem o curso. Isso só aumenta a nossa responsabilidade e desejo que, no final, os participantes possam sentir que o investimento teve retorno.

As candidaturas mostraram-nos também, que existe outra população alvo de enfermeiros que desejam aprofundar conhecimentos em oncologia. São estes, enfermeiros que trabalham em outras áreas como a cirurgia, os internamentos médicos ou os cuidados primários e que contactam com um elevado número de doentes oncológicos, mas que não têm formação específica na área. O próximo curso será construído a pensar neles.

Já estão a pensar no próximo curso então?

Claro. O nosso tempo é sempre pouco e por vezes é difícil conciliar estas ações com o trabalho do dia a dia, mas ideias e vontade não nos faltam nunca. Somos a Fundação Champalimaud e por isso estamos sempre em "modo futuro".

Comissão organizadora do 1º Curso de Enfermagem Oncológica da Fundação Champalimaud (da esquerda para a direita):

Enfermeira Alexandra Belchior (Enfermeira Chefe do Centro Clínico Champalimaud)

Enfermeira Patrícia Cortez

Enfermeira Emília Rito

Enfermeiro Marco Fragata

Enfermeira Susana Pedro

1. Go back

Keep up to date with the latest news on the Champalimaud Foundation by subscribing our RSS feed. RSS feed