Novo “Comprehensive Metastasis Centre” da Fundação Champalimaud

Foi recentemente lançado o mais recente programa da Fundação Champalimaud no âmbito da compreensão, prevenção e tratamento de metástases do cancro.

1. 2.6.2017

As metástases que afetam órgãos vitais distantes são a característica mais devastadora da progressão do cancro e responsáveis pela maioria das mortes associadas a esta doença.

Assim, e a par do trabalho que é já desenvolvido na Champalimaud Research e no Centro Clínico Champalimaud, foi lançado agora o novo centro de investigação para o cancro da Fundação Champalimaud.

O novo Comprehensive Metastasis Centre (Centro Integrado de Mestástases), fará a ligação entre a investigação e a clínica, mediante a integração de profissionais de ambas as áreas em projetos comuns (investigadores integrados em unidades clínicas de patologia e médicos integrados em grupos de investigação), materializando assim o conceito e metodologia base adotada pela Fundação Champalimaud e que procura reduzir a distância entre a pesquisa que é desenvolvida em laboratório e a aplicação clínica dos avanços científicos alcançados.

Dr. Bruno Costa-Silva (Investigador); Prof. António Parreira (Diretor Clínico) e Prof. Celso Matos (co-diretor da Champalimaud Research)

Conforme esclarece o Professor Celso Matos, co-diretor da Champalimaud Research, este centro “investigará porque é que as células tumorais têm a capacidade de sobreviver e proliferar em locais distantes, com uma distribuição por órgãos muito específica. O foco estará em traduzir a biologia complexa que está por trás desses processos patológicos para abordagens de prevenção, diagnóstico e tratamento. A investigação estará baseada em dados gerados por amostras biológicas recolhidas dos doentes, no Centro Clínico Champalimaud.”

Para alcançar estes objetivos, para além da constituição das equipas multidisciplinares – binómio investigador/clínico - e a promoção de reuniões regulares dos elementos que as constituem, apostar-se-á no desenvolvimento de novos conceitos e abordagens para a investigação em cancro, sempre apoiados por iniciativas de âmbito educativo, nomeadamente simpósios e seminários dedicados à área do cancro metastático.

Será no laboratório, instalado no primeiro piso da Fundação Champalimaud -mesmo por cima do Centro Clínico - e equipado com os mais avançados e mais precisos equipamentos de apoio à investigação, que as equipas compostas pelos melhores profissionais desta área a nível mundial irão desenvolver o seu trabalho pioneiro.

Ao entrar no edifício principal da Fundação Champalimaud bastará elevar os olhos para, através da “Janela da Esperança” - como lhe chamou o arquiteto Charles Correa - poder ver as equipas a trabalhar em prol de um objetivo comum e antecipar avanços que venham a ter um impacto direto na vida daqueles que sofrem de doença oncológica.

1. Go back

Keep up to date with the latest news on the Champalimaud Foundation by subscribing our RSS feed. RSS feed