Rui Costa, Diretor da Champalimaud Research foi distinguido com a Medalha Ariëns Kappers

Na terça-feira, 27 de junho de 2017, o neurocientista português Rui Costa, investigador principal e Diretor da Champalimaud Research, recebeu a Medalha de Ariëns Kappers atribuída pela Academia Real de Artes e Ciência da Holanda, numa cerimónia que teve lugar no Instituto de Neurociências da Holanda.

1. 27.6.2017

Na origem desta distinção, atribuída ao investigador da Fundação Champalimaud Rui Costa, e como anunciado pelo Instituto de Neurociências da Holanda (NIN), está a relevância das suas descobertas no âmbito do controlo de movimentos, nomeadamente, os mecanismos críticos nos gânglios basais que são responsáveis pelo controlo da iniciação e da sequência dos movimentos voluntários.

Todas as doenças que afetam os gânglios basais - doença de Parkinson, doença de Huntington, síndrome de Tourette, etc. - têm uma característica em comum: os doentes são incapazes de controlar os seus movimentos. "A investigação fundamental do Rui Costa fornece uma base para o desenvolvimento de novas estratégias para tratar distúrbios como a doença de Parkinson, distúrbios do espectro autista e perturbações obsessivo-compulsivas", acrescenta o NIN.

Após a cerimónia de entrega do prémio, que teve lugar no Instituto de Neurociências da Holanda, Rui Costa realizou uma palestra sobre "Generating and Shaping novel action repertoires" (Geração e formação de repertórios de novas acções).

Em 1999, o neurocientista português António Damásio já havia recebido a Medalha Ariëns Kappers, que é, desde 1987, atribuída pela Academia Real de Artes e Ciência da Holanda. O nome do prémio está associado ao primeiro diretor (1908-1946) do Instituto Central para o Estudo do Cérebro da Holanda - actual Instituto de Neurociências da Holanda - o neurologista holandês Cornelius Ubbo Ariëns Kappers.

1. Go back

Keep up to date with the latest news on the Champalimaud Foundation by subscribing our RSS feed. RSS feed