• Áreas Clínicas
Áreas Clínicas
Unidade de Digestivo
Fundação Champalimaud

Unidades Multidisciplinares de Patologia

Unidade de Digestivo

A Unidade Multidisciplinar de Cancro Digestivo do Centro Clínico Champalimaud foi estruturada no último trimestre de 2013, sob a direção do Dr. Carlos Carvalho, médico oncologista. Abrange o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos tumores do tubo digestivo, fígado, vias biliares e pâncreas. A Unidade de Digestivo encontra-se organizada em dois grupos de especialidade: Grupo de Cancro Colorretal (colon, reto, esófago e estômago) e o Grupo de Cancro Primário e Secundário do Fígado, Vias Biliares e Pâncreas.

Unidade de Digestivo

Programa de Cancro Colorretal

Uma aposta forte

O cancro e a suscetibilidade para desenvolver cancro no trato digestivo, incluindo o sistema neuroendócrino são o foco do Grupo de Cancro Colorretal da Unidade de Digestivo do Centro Clínico Champalimaud. Este grupo é composto por oncologistas médicos, médicos gastroenterologistas, cirurgiões, radioncologistas e enfermeiros especialistas, e procura lidar de forma multidisciplinar, recorrendo às técnicas mais avançadas, com a complexidade dos tumores digestivos em todas as suas variantes e graus de desenvolvimento. Este grupo de trabalho está focado em dominar o saber e as técnicas de intervenção para interromper ou atrasar o desenvolvimento de cancro colorretal, que é atualmente o 2º cancro de maior incidência e mortalidade em Portugal, sendo das principais causas de morte por cancro em ambos os sexos.

Cancro colorretal

O Cancro Colorretal é uma das áreas onde, na Fundação Champalimaud, estão a ser feitos enormes esforços, desde que o programa foi iniciado há 5 anos. É uma metodologia de tratamento personalizado onde o doente está no centro e os vários especialistas gravitam à sua volta para delinear o melhor tratamento possível para cada caso individual.

Dr. Carlos Carvalho, Diretor da Unidade de Digestivo

Unidade de Digestivo

Programa de Cancro Colorretal

Unidade de Digestivo - Programa de Cancro Colorretal

Diagnóstico e tratamento

No Centro Clínico Champalimaud é colocada especial ênfase na prestação de cuidados oncológicos integrados de forma eficiente, na facilitação de respostas rápidas e adequadas à situação clínica dos doentes e na procura incessante dos melhores resultados com os menores custos. Especializados em tumores do cólon, reto, esófago e estômago, a Unidade trabalha em estreita ligação com o Grupo de Cancro Primário e Secundário do Fígado, Vias Biliares e Pâncreas e em cooperação com radiologistas, patologistas, geneticistas, especialistas em medicina nuclear, enfermeiros, psico-oncologistas, nutricionistas e especialistas em cuidados paliativos. Assume uma importância primordial, na nossa atividade nesta área, a prevenção e rastreio de tumores digestivos através do programa de avaliação de risco e diagnóstico precoce de cancro — quer de qualquer pessoa, quer de familiares de doentes com diagnóstico de cancro digestivo -, nomeadamente com recurso à colonoscopia, existindo ainda a hipótese de acesso aos serviços de diagnóstico genético para grupos de risco hereditário.

O alvo principal deste grupo multidisciplinar da Unidade de Cancro Digestivo tem sido, desde 2013, o cancro do colon e do reto. No CCC fazemos uma abordagem abrangente e multidisciplinar no tratamento do cancro retal. Esta inclui formas avançadas de radioterapia, técnicas específicas de imagiologia retal e procedimentos cirúrgicos de elevada precisão. Utilizamos as mais inovadoras técnicas de cirurgia retal que a par de outras opções de tratamento nos permitem alcançar altos níveis de eficiência, minimizar a destruição dos tecidos saudáveis adjacentes e melhorar a qualidade de vida dos doentes. Apesar de associado ao cancro do colon, o cancro retal tem vindo, progressivamente, a ganhar relevância. No CCC, os especialistas em cancro retal procuram de uma forma multidisciplinar encontrar as melhores formas de tratamento enquanto simultaneamente trabalham com diversos investigadores com o objetivo de desenvolver opções terapêuticas inovadoras e melhor toleradas.

A Unidade de Cancro Digestivo estabeleceu desde 2014 um programa de cooperação internacional no tratamento conservador (não cirúrgico) do cancro do reto e iniciou um protocolo de tratamento e seguimento destes doentes. Através desta abordagem inovadora, que tem sido progressivamente utilizada em vários centros internacionais, o Centro Clínico Champalimaud afirmou-se internacionalmente como um dos centros europeus com mais experiência nesta área. Este reconhecimento tem sido patente através da “International Watch and Wait Database”, que no Centro Champalimaud centraliza um registo internacional de mais de 1.000 doentes com conservação do reto após tratamento neoadjuvante baseado em quimio-radioterapia.

Unidade de Digestivo

Programa de Cancro Primário e Secundário do Fígado, Vias Biliares e Pâncreas

Abordagem multidisciplinar, personalizada e sistemática

No Programa de Cancro Primário e Secundário do Fígado, Vias Biliares e Pâncreas dedicamo-nos ao diagnóstico, tratamento e investigação de cancros, quer primários quer secundários (metástases) do fígado, vias biliares e pâncreas. Este grupo é composto por oncologistas médicos, médicos gastroenterologistas, cirurgiões, radioncologistas, radiologistas, patologistas, geneticistas, especialistas em medicina nuclear, enfermeiros, psico-oncologistas, nutricionistas e especialistas em cuidados paliativos. Esta abordagem multidisciplinar, possibilita a articulação de diversas especialidades, para alcançar avanços no tratamento de cancros que têm, atualmente, uma elevada taxa de mortalidade, como são exemplo o cancro do pâncreas e do fígado.

O tratamento das metástases hepáticas assume um papel de grande importância ao permitir um aumento da taxa de sobrevivência dos doentes com cancros que tendencialmente apenas manifestam sintomas em estádios muito avançados da doença. Estamos por isso empenhados em desenvolver programas de investigação dirigidos à definição de novas abordagens na caracterização destas lesões e no desenho de novas modalidades terapêuticas com base em tecnologias inovadoras de cirurgia, de radioterapia ou de outras modalidades terapêuticas (novos fármacos, radio-embolização, imunoterapia, etc.).

É ainda particularmente relevante a ação desenvolvida pelo grupo no que respeita a diagnóstico precoce, dado que neste tipo de cancros, a deteção atempada da doença aumenta significativamente as opções terapêuticas disponíveis e a capacidade de agir ativamente no controlo e cura da doença. Foi neste contexto que se implementou, por exemplo, o Programa Champalimaud Pancreas que se destina a facilitar a referenciação rápida e o acesso de doentes com lesões pancreáticas suspeitas, sólidas ou císticas, a uma equipa médica multidisciplinar de topo, dedicada à avaliação, estudo e tratamento dos cistos e do carcinoma do pâncreas baseado no desenvolvimento de um sistema de referenciação rápida com o objetivo último de alcançar melhores resultados clínicos.

Unidade de Digestivo - Programa de Cancro Primário e Secundário do Fígado, Vias Biliares e Pâncreas

Unidade de Digestivo

Gastrenterologia de Intervenção

Unidade de Digestivo - Gastrenterologia de Intervenção

Área em constante evolução

Desde 2015 que a gastrenterologia de intervenção se tem vindo a consolidar no CCC, com a colaboração do Professor Jacques Devière, da Universidade Livre de Bruxelas (Diretor do Serviço de Gastrenterologia e Endoscopia do Erasme Hôpital). Com a sua presença regular, a equipa de gastrenterologia do CCC desenvolve um programa de diagnóstico e de tratamento endoscópico que inclui técnicas terapêuticas como a miotomia endoscópica peroral (POEM) para tratamento de doenças motoras do esófago e abordagens combinadas por colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) e ecoendoscopia, na patologia oncológica das vias biliares.

Unidade de Digestivo

A Equipa

Conheça a nossa equipa

Todos os elementos que compõem a equipa da Unidade de Digestivo, independentemente do programa em que estão integrados, trabalham em conjunto, numa dinâmica multidisciplinar para apresentar aos doentes as melhores opções terapêuticas disponíveis, caso a caso. Deste esforço colaborativo é exemplo a participação de consultores internacionais nas atividades da Unidade, de onde resultam sinergias que constituem uma mais valia para as opções de tratamento apresentadas aos doentes. A formação continua e a partilha de conhecimento são assim vetores base da estratégia de funcionamento e crescimento da Unidade.

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho, Diretor, Méd.

Oncologia Médica

Amjad Parvaiz, Méd.

Chairman, Cirurgia Colorretal Laparoscópica e Robótica

Ana João, Méd.

Cirurgia Digestiva, Cirurgia Hepato-Bilio-Pancreática

Ana Clara

Ana Clara, Méd.

Oncologia Médica

Ângelo Silva, Méd.

Medicina Nuclear

António Galzerano

António Galzerano, Méd.

Anatomia Patológica

Arianeb Mehrabi, Méd., PhD

Consultor, Cirurgia Digestiva, Cirurgia Hepato-Bilio-Pancreática

Beatriz Domingues

Beatriz Domingues

Enfermeira

Catarina Freitas

Catarina Freitas, Méd.

Oncologia Médica

Celso Matos

Celso Matos, Méd., PhD

Radiologia

Christoph Berchtold, Méd.

Consultor, Cirurgia Digestiva, Cirurgia Hepato-Bilio-Pancreática

Daniela Fernandes

Enfermeira

De-Hua Chang, MD, PhD

Consultor, Radiologia de Intervenção

Diego Carrasco, Méd.

Medicina Interna

Elsa Francisco

Elsa Francisco, MD

Cirurgia Digestiva, Cirurgia Hepato-Bilio-Pancreática

Emília Rito

Emília Rito

Enfermeira Responsável

Filipe Borges

Filipe Borges, Méd.

Cirurgia Digestiva, Cirurgia Hepato-Bilio-Pancreática

Geerard Beets

Geerard Beets, Méd., PhD

Consultor, Cirurgia Colorretal

Gil Gonçalves

Gil Gonçalves, Méd.

Cirurgia Digestiva, Cirurgia Hepato-Bilio-Pancreática

Gonçalo da Fonseca

Gonçalo da Fonseca

Gestão de Doentes

Hugo Domingos

Hugo Domingos, Méd.

Cirurgia Digestiva

Hugo Rio-Tinto

Hugo Rio-Tinto, Méd.

Radiologia de Intervenção

Inês Santiago, Méd., PhD

Radiologia

José Filipe Cunha

José Filipe Cunha, Méd.

Cirurgia Digestiva

Jacques Devière, Méd., PhD

Chairman, Endoscopia de Intervenção

Joana Ferreira

Joana Ferreira

Enfermeira

Joaquim Gago

Joaquim Gago, Méd.

Oncologia Médica

José Azevedo

José Azevedo, Méd.

Cirurgia Digestiva, Colorretal

José Martinho

Assistente Operacional

Laura Fernandez, Méd., PhD

Cirurgia Digestiva, Colorretal

Luísa Andrade

Luísa Andrade, Méd.

Radiologia

Maria João Barata

Maria João Barata, Méd.

Radiologia

Markus Büchler, Méd., PhD

Diretor, Botton-Champalimaud Pancreatic Cancer Centre

Marta Alves de Sousa, Méd.

Cirurgia Digestiva, Cirurgia Hepato-Bilio-Pancreática

Miguel Bispo

Miguel Bispo, Méd.

Gastrenterologista

Miguel Vasques, Méd.

Endocrinologia

Mireia Castillo

Mireia Castillo, Méd., PhD

Anatomia Patológica

Nuno Couto

Nuno Couto, Méd.

Oncologia Médica

Oriol Parés

Oriol Parés, Méd.

Radioncologia

Pedro Filipe Vieira

Pedro Filipe Vieira, Méd.

Cirurgia Geral

Paulo Fidalgo

Paulo Fidalgo, Méd.

Gastrenterologia

Rita Canas Marques

Rita Canas Marques, Méd.

Anatomia Patológica

Ricardo Rio-Tinto

Ricardo Rio-Tinto, Méd.

Gastrenterologia

Richard Heald

Richard Heald, Méd.

Chairman, Programa Colorretal

Rui Figueiredo

Rui Figueiredo

Gestão de Doentes

Sara Teles de Campos

Sara Teles de Campos, Méd.

Gastrenterologia

Sérgio Castedo, Méd., PhD

Genética

Silvana Silva

Operational Assistant

Sílvia Almeida

Sílvia Almeida, MSC

Psicologia Clínica/Neuropsicologia

Susana Marques, Méd.

Gastrenterologia

Susana Pereira

Gestão de Doentes

Tatiana Quaresma

Tatiana Quaresma

Enfermeira

Vera Oliveira

Vera Oliveira, MD

Cirurgia Digestiva, Cirurgia Hepato-Bilio-Pancreática

Loading
Por favor aguarde...