13 dezembro 2019

1st DevBioMed Symposium

A Sociedade Portuguesa de Biologia do Desenvolvimento (SPBD) e a Fundação Champalimaud organizam, pela primeira vez, o Simpósio "DevBioMed – From Developmental Biology to Medicine and Back", que terá lugar no Auditório da Fundação Champalimaud, no dia 13 de dezembro de 2019.

1st DevBioMed Symposium

O grande objectivo da Biologia do Desenvolvimento é entender como surgem os diferentes tipos de células, tecidos e órgãos que formam um organismo multicelular a partir de uma única célula - o ovo ou zigoto. Ao tentar desvendar os mecanismos de proliferação, crescimento celular, diferenciação e morfogénese durante o desenvolvimento embrionário, assim como os processos de envelhecimento e regeneração, a Biologia do Desenvolvimento tem contribuído para o conhecimento das causas de inúmeras doenças humanas, tais como a infertilidade, as anomalias congénitas e o cancro. A Biologia do Desenvolvimento está também na origem da biologia das células estaminais, modelos de organóides e medicina regenerativa, fornecendo bases e ferramentas para a investigação biomédica e descoberta de novos medicamentos. Por outro lado, descrições clínicas de anomalias congénitas possibilitaram enormes avanços na nossa compreensão de processos básicos do desenvolvimento.

Com o objetivo de reunir cientistas e clínicos em torno das complexas e entusiasmantes perguntas da Biologia do Desenvolvimento e da Medicina, convidámos um excelente painel de oradores, especialistas internacionais e nacionais nestas áreas, cujas intervenções irão certamente gerar interessantes discussões e proporcionar momentos únicos de aprendizagem. Contamos com a sua presença no dia 13 de dezembro, aqui no Centro Champalimaud.

Registo

Aceda aqui para se registar no 1st DevBioMed Symposium.

O Simpósio será em Inglês e a entrada é livre, limitada ao número de lugares disponível no auditório da Fundação Champalimaud, por isso não se esqueça de efetuar a inscrição para garantir o seu lugar. No dia do evento e dependendo do número de não comparências e lugares livres disponíveis no Auditório, será permitida a entrada de pessoas que compareçam sem inscrição. Se já se inscreveu, não se esqueça do seu bilhete online que deverá imprimir e apresentar no dia do Simpósio.

Esperamos por si.