12 abril 2018

CHLN e Fundação Champalimaud assinam Memorando de Cooperação

Numa cerimónia protocolar que teve lugar na Fundação Champalimaud, no dia 12 de abril de 2018, a Presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, e o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), Dr. Carlos das Neves Martins assinaram um Memorando de Cooperação para o desenvolvimento de projetos específicos de natureza científica, pedagógica e tecnológica; bem como para a divulgação e partilha de conhecimento; no âmbito da investigação e inovação na prestação de cuidados de saúde de excelência.

CHLN e Fundação Champalimaud assinam Memorando de Cooperação

Decorrente deste memorando foi também assinado um acordo específico na área da Imuno-Hemoterapia. Tendo em conta o ritmo de crescimento da Unidade de Hemato-oncologia do Centro Clínico Champalimaud (CCC) e a proporção de doentes em tratamento com Síndromes Linfoproliferativos e Mieloma Múltiplo, a Fundação Champalimaud disponibiliza, desde 2017, a modalidade terapêutica de quimioterapia intensiva com suporte autólogo através da transplantação de progenitores hematopoiéticos (TAPH). É neste contexto que assenta o presente acordo com o CHLN, nomeadamente com o Serviço de Imuno-Hemoterapia, que passa agora a assegurar a colheita, análise, processamento, criopreservação e armazenamento dos produtos para transplante dos doentes do CCC.

Estando o CCC dotado de todas as condições técnicas - incluindo equipas médicas e de enfermagem especializadas e áreas de internamento adequadas - para a realização de quimioterapia mieloablativa, o CHLN torna assim possível a realização dos Transplantes Autólogos de Progenitores Hematopoiéticos no CCC.

A assinatura destes memorandos de cooperação e entendimento, nasce de um esforço colaborativo pré-existente, entre as duas instituições, que surge reforçado neste compromisso de trabalho conjunto, agora assumido formalmente.