4 junho 2018

Science snapshot: micróbios controlam a mente

Será que os micróbios que vivem dentro do nosso intestino têm acesso a áreas do nosso corpo que nos podem parecer mais privadas, tais como o nosso cérebro?

Science snapshot: micróbios controlam a mente

Cientistas do Laboratório de Comportamento e Metabolismo descobriram que isso é precisamente o que acontece.

Neste episódio dos Science Snapshots, Carlos Ribeiro, que lidera o Laboratório de Comportamento e Metabolismo, explica como a sua equipa descobriu que as bactérias intestinais "falam" com o cérebro para controlar um aspeto-chave do comportamento: as escolhas alimentares.

Portanto, da próxima vez que olhar para um menu, pergunte a si próprio(a): "é isto que eu quero comer, ou é o que os meus micróbios me obrigam a comer?"

Acerca dos Science Snapshots: Pequenos vídeos sobre grandes descobertas! Esta série apresenta os mais recentes avanços dos investigadores do Centro Champalimaud, na procura de respostas a alguns dos maiores mistérios da biologia.

Por Alexandre Azinheira, Visual Artist e Produtor Multimedia no Gabinete de Comunicação de Ciência da Champalimaud Research, e Liad Hollender, editora de ciência no Gabinete de Comunicação de Ciência da Champalimaud Research. Editado por Catarina Ramos e Ana Gerschenfeld (Gabinete de Comunicação de Ciência da Champalimaud Research).

Publicado na ar magazine.